INÍCIO DA MISSÃO EM PIABETA

De maio a agosto de 2001, muitos acontecimentos importantes em nosso Instituto contribuíram para afirmar mais ainda o Carisma Escolápio, favorecendo também, a expansão do mesmo por lugares mais carentes do que aqueles onde o Instituto já atua desde a fundação da Província.
Um dos grandes acontecimentos do ano de 2001 foi a Canonização de nossa querida Fundadora, Santa Paula Montal. Durante os meses de preparação para esse evento importante, todas as Escolápias refletiram sobre a santidade e sobre o carisma de educar a infância e a juventude, reforçando ainda mais o desejo de se entregar com mais entusiasmo, à missão da Igreja, como consagradas para educar.

O Capítulo Geral do Instituto foi outro evento que levou todo o Instituto à reflexão sobre o desempenho da missão nas diversas partes do mundo. A Província do Brasil participou ativamente na preparação e na realização do Capítulo, desejando permanecer fiel ao Instituto.
Depois de todos esses momentos felizes de preparação e, com o coração cheio de entusiasmo e sobretudo cheio de fé e esperança, as duas Irmãs destinadas à nova fundação viajaram para Aracaju, no dia 3 de agosto de 2001, a fim de dar início à missão para a qual foram destinadas. Acompanharam-nas as Irmãs Maria Auxiliadora Campos e Eulina Perpétuo.
As Religiosas foram muito bem acolhidas pelas Irmãs de São Camilo, que trabalhavam na Arquidiocese de Aracaju e, no início, com elas permaneceram até a aquisição de uma casa própria.
Auxiliadas por Dom José Palmeira Lessa, adquiriram uma casa muito simples, pequena, para a residência das Irmãs. A casa se situa na Rua K, nº 37 – Bairro Piabeta – Nossa Senhora do Socorro-SE.

Merece registro a coincidência de que a capela do Bairro Piabeta esteja sob a proteção de NOSSA SENHORA DE MONTSERRAT, também Padroeira da cidade de Olesa de Montserrat, em Barcelona, na Espanha. A Comunidade ali nascente recebeu, imediatamente, o nome de COMUNIDADE NOSSA SENHORA DE MONTSERRAT.
No dia 17 de agosto do mesmo ano de 2001, já de posse da casa adquirida pela Província, as Irmãs se transladaram para a Rua K, nº 37, com um desejo grande de iniciar seu apostolado em Piabeta, residindo no mesmo Bairro. Em seguida, uma pequena reforma e uma limpeza foram sendo feitas para que a residência se tornasse mais apropriada à vida fraterna, mesmo na simplicidade. As Irmãs reuniam-se para a oração na Capela do Bairro, até que se pudesse destinar na Casa um local digno para este fim. A capelinha da Comunidade foi inaugurada no dia 26 de fevereiro de 2003, festa de Santa Paula Montal, tendo sido reservado o Santíssimo Sacramento após a Celebração da Eucaristia pelo Pe. Marco Eugênio, então Pároco de Nossa Senhora do Socorro.

PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR

Foi planejado e concretizado um Projeto de Reforço Escolar, proporcionando às crianças e adolescentes de Piabeta melhores condições de continuarem seus estudos, pois constataram que era muito precária a alfabetização feita na região. As aulas do Projeto iniciaram-se no dia 19 de fevereiro de 2003 e funcionaram durante todo o ano, primeiramente numa sala da Capela do Bairro, lugar não muito próprio para esse fim.

ACONTECIMENTOS DE DESTAQUE

  • De 26 a 30 de julho de 2002, enviadas pela Madre Provincial, duas Assistentes Provinciais: Iris de Moura Malheiros e Rosane Maria Rauber estiveram em visita à Comunidade Nossa Senhora de Montserrat, auxiliando as Irmãs na elaboração de projetos sociais. Retornaram com a convicção de que a missão em Piabeta é muito importante e urgente.
  • De 05 a 09 de abril de 2003, a Comunidade Nossa Senhora de Montserrat recebe a Superiora Provincial, Ir. Maria Auxiliadora Campos para a Visita Canônica, a primeira que se realiza em Piabeta.
  • No mês de maio de 2003, a Província adquiriu um terreno contíguo à Casa da Comunidade, com o fim de ampliar o local para a realização dos projetos que estavam sendo elaborados em Piabeta. No dia 12 de maio foi iniciada a construção de quatro salas, sanitários e um galpão coberto. Foi mais um sonho das Irmãs, que se tornou realidade.
  • De 21 a 30 de julho de 2003, um grupo de 22 (vinte e duas) Religiosas, entre as quais, Postulantes e Noviças, realizaram uma Semana Missionária Catequética em Piabeta. Coordenaram a Semana, as Irmãs Maria José de Oliveira e Iris de Moura Malheiros. Num ônibus especial, viajaram mais de mil quilômetros que se tornaram curtos pelo ardor missionário que animava as participantes, em sua grande maioria, jovens. O testemunho deixado pelas Irmãs que participaram da Semana Missionária foi muito positivo. O bom relacionamento fraterno, a partilha de experiências, a dedicação à causa da evangelização foram as características que impressionaram o povo fiel que participou da Semana. As dificuldades surgidas pelo pequeno espaço disponível para alojamento, as chuvas abundantes naquela época foram superadas, graças ao espírito de sacrifício e doação de cada Religiosa e do povo que participou ativamente com elas, pois todos tinham o mesmo espírito de fé..
  • Primeira Visita da Superiora Geral – Nos primeiros dias de fevereiro de 2004, a Comunidade Nossa Senhora de Montserrat recebeu a primeira visita da Madre Geral, Maria Isolina Vázquez, acompanhada por Madre Eulina Perpétuo – Secretária da Visita -Assistente e Ecônoma Geral. Essa visita constituiu mais uma oportunidade para o enriquecimento da Comunidade, um incentivo espiritual e grande motivação para a continuidade da missão escolápia em Piabeta.

 

CENTRO ESCOLÁPIO NOSSA SENHORA DE MONTSERRAT

O tempo passou… o desejo de evangelizar educando se reforçou e as necessidades das crianças de Piabeta exigindo, cada vez mais, uma educação integral e de qualidade.
A Congregação Provincial, atenta a tudo isto, fez um esforço para ampliar a missão iniciada em Piabeta. Para tanto, adquiriu mais uma casa, construiu salas, reformou as que haviam buscando atender às necessidades das crianças carentes do Bairro.

A então Superiora Provincial, Madre Eulina Perpétuo, obtido o parecer favorável de seu Conselho, com a inspiração do Espírito Santo e com a coragem que lhe foi sempre peculiar, planejou e iniciou uma escola regular, registrada na Secretaria de Educação de Aracaju – SE, sob a denominação de CENTRO ESCOLÁPIO NOSSA SENHORA DE MONTSERRAT, abrangendo a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I e II.

A partir do ano seguinte, aumentaram as matrículas para a nova escola e, gradativamente, os alunos foram passando para as séries seguintes do Ensino Fundamental. As famílias, contentes, procuravam meios de colocar seus filhos no Centro Escolápio Nossa Senhora de Montserrat, onde recebem uma educação integral. A equipe administrativa e pedagógica da escola foi composta por Religiosas Escolápias e profissionais qualificados.

Como se mantém financeiramente o CENTRO ESCOLÁPIO NOSSA SENHORA DE MONTSERRAT?

Ao ser fundado, a intenção da Congregação Provincial foi o atendimento das crianças necessitadas, portanto, a educação seria gratuita, considerando a situação do Bairro Piabeta. As famílias contribuem com uma mensalidade módica, conforme a condição de cada uma, colaborando, assim, com a educação de seus filhos, e auxiliando nos gastos inerentes a uma escola.

As escolas da Província são mantidas, algumas, por si própria, e outras complementadas pela Entidade Mantenedora, ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL ESCOLÁPIA FEMININA – ASSEDEF, de caráter filantrópico. O CENTRO ESCOLÁPIO NOSSA SENHORA DE MONTSERRAT recebeu, desde sua fundação a ajuda para sua manutenção. No ano de 2010 foi registrado no Ministério da Fazenda, possuindo, como os demais estabelecimentos da Província, o CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, como uma das unidades mantidas pela ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL ESCOLÁPIA FEMININA – ASSEDEF.

A Congregação provincial continua atendendo às necessidades da Comunidade e do Centro Escolápio Nossa Senhora de Montserrat. Paulatinamente foram adquiridos alguns imóveis próximos à residência das Irmãs e à Escola, com o objetivo de ampliar o espaço escolar, e proporcionar melhores condições aos educandos do Centro Escolápio. As reformas vão sendo realizadas à medida do possível e procurando sanar as necessidades que surgem. Assim, o Centro Escolápio Nossa Senhora de Montserrat continua educando as crianças de maneira integral, a fim de que sejam bons cristãos e cidadãos conscientes e comprometidos na sociedade.